iOS 8: saiba tudo o que vem por aí

3
5282

O iPhone 6 chega em breve, e com ele o iOS 8. Mas você sabe tudo o que o novo iOS traz de recursos e novidades? Nesse artigo mostrarei o que foi colocado na próxima encarnação do sistema operacional da Apple para iPhone, iPad e iPod Touch.

Caso você esteja na dúvida se deve comprar um iPhone 5S agora, ou esperar pela chegada do iPhone 6, fiz essa matéria discutindo sobre o assunto, confira!

O iOS 8 beta já está com os desenvolvedores desde o seu anúncio durante a WWDC. É possível instala-lo, e existem tutoriais na internet, mas não recomendo porque, por ser uma versão de testes, existem bugs e instabilidades, então o melhor é aguardar a chegada da versão final. E se você atualizou para o iOS 8 e está tendo problemas, ensinamos como fazer o downgrade para o iOS 7.

Então, para alimentar sua curiosidade, fizemos um recap de todas as funcionalidades do iOS 8, desde novidades até as ferramentas para desenvolvedores.

Kits

Um aspecto importante do novo sistema são os kits para certas categorias de atividades.

O principal é o PhotoKit (Kit de fotos), que fornecerá vários recursos para os desenvolvedores integrarem seus aplicativos de edição de imagens às fotos armazenadas no dispositivo.

Você já deve ter reparado que ao abrir uma foto em algum app de edição ou melhoramento de imagens, você tem que “importar” a foto para dentro do programa. Com o PhotoKit o acesso será direto.

Além disso, os desenvolvedores terão acesso direto aos recursos da câmera – e você também poderá controlar a exposição, o ISO e tudo o mais.

Outro kit presente é o HomeKit, para casas automatizadas. Esse kit não será usado no futuro próximo, mas a Apple já vai abrindo o caminho para a introdução da tecnologia. E aqui no Brasil você vai usar isso menos ainda, a não ser que importe eletrônicos de fora para sua casa, como lâmpadas inteligentes e diversos sensores.

Outros três kits fazem a alegria dos desenvolvedores de games, e automaticamente, dos gamers: SpriteKit, SceneKit e Metal. Eles introduzem ferramentas que auxiliam em todo o processo da criação de jogos, e principalmente permitir aos apps utilizarem melhor todo o potencial do processador A7 da Apple, elevando o patamar do que os jogos podem fazer em termos gráficos.

Os kits são mais ferramentas para desenvolvedores, então você, usuário final, acabará não tendo muito contato com eles.

Continuity (Continuidade)

Esse é um dos recursos mais interessantes do iOS 8, e envolve também o Mac OS X Yosemite. Com o Continuity, como o próprio nome já diz, você terá todos os seus dispositivos iOS e OS X integrados.

As possibilidades são infinitas, já que os desenvolvedores terão acesso à plataforma. Por enquanto, você poderá receber uma ligação no iPhone e atender pelo Mac ou pelo iPad, responder uma mensagem ou até mesmo realizar chamadas.

Continuity

Se você está escrevendo uma mensagem no iPad e precisa sair rapidamente – ninguém sai andando com um iPad na rua – basta pegar o iPhone e continuar o trabalho de onde começou, fica tudo sincronizado. O mesmo para emails e documentos utilizando o Pages, planilhas utilizando o Numbers, e o aplicativo para apresentações de slides.

Com isso a experiência de uso dos dispositivos da Apple será bem mais suave e contínua.

API do Touch ID

Quando o iPhone 5S foi lançado, todo mundo ficou especulando sobre as utilidades do Touch ID, o leitor de impressões digitais do smartphone.

Até então ele só servia para destravar o aparelho, mas agora a Apple liberou o acesso à API para os desenvolvedores, então será muito mais fácil fazer login em sites e aplicativos usando o recurso.

Com a API você não precisa mais decorar as senhas para os sites e serviços que utiliza. Quem usa o Safari no Mac deve ter percebido que, ao criar uma senha em algum site, o navegador oferece a opção de usar uma senha gerada automaticamente.

Pelo menos pra mim isso não funciona muito bem, porque nem sempre o iOS sincroniza direito as senhas, então quando preciso fazer um login pelo celular posso ficar na mão.

Mas a idéia por trás disso é muito boa, e evitará que você fique colocando senhas como seunome1234. Basta deslizar o dedo que a mágica se faz.

Além disso, poderemos ver em um futuro próximo sistemas de pagamento em lojas usando o iPhone, em que basta você autorizar uma transação com o seu dedo, sem precisar usar cartão de crédito ou dinheiro.

Teclado

Na minha opinião essa é uma das melhores novidades do iOS 8 (juntamente com o Continuity). O teclado do iOS é o que mais me irrita no sistema, e no iPhone então, é um sacrilégio digitar.

Não só o teclado padrão será melhorado dando suporte à previsão de palavras como também você poderá instalar aplicativos de teclado de fora. Quem já usou o Android sabe a conveniência que é poder instalar outros teclados.

Teclado

O melhor deles, para mim, é o Swiftkey, que já está preparando sua versão para iOS. O nível de previsão dele chega a assustar, porque ele vasculha suas mensagens, emails, postagens no Facebook e tweets para aprender os seus padrões de escrita.

Mas o que vai fazer realmente a diferença em relação à concorrência é a “resposta inteligente”, que analisa a última mensagem recebida para mostrar opções de respostas rápidas com um toque, e funciona da seguinte maneira:

Digamos que você recebe uma mensagem “você prefere sair para jantar ou ir ao cinema?”. O teclado mostrará três opções de previsão de palavras: Jantar, Ir ao Cinema e Não sei. Veja na imagem (em inglês):

Teclado-Inteligente

Essa função é interessante, mas resta saber se terá suporte ao português, então não fique tão animado com antecedência.

Outra questão nesse tópico é que, hoje em dia, pouca gente envia SMS. O WhatsApp está dominando tudo, então resta saber se a função funcionará com outros apps ou somente com o iMessage.

Ficamos no aguardo.

iCloud Drive

O iCloud já é uma ferramenta muito util, mas no iOS 7 você não tem contato direto com ele, porque serve apenas para sincronização.

Ele é bem diferente do Google Drive e Dropbox, porque nestes você pode fazer upload de arquivos diretamente no serviço, usando o PC, celular, tablet e mais um monte de coisas – tem até scanner que pode enviar pro Dropbox.

iCloud-Drive

Mas com o lançamento do iCloud Drive, o armazenamento na nuvem da Apple ficará mais parecido com a concorrência.

Dois pontos são importantes aí:

1 – Você vai poder enviar arquivos direto do Mac, provavelmente também o Windows.
2 – Essa será a primeira vez que a Apple permitirá o envio de arquivos diretamente para seu iPhone sem ser utilizando o iTunes, e vai poder ser qualquer arquivo, a principio.

A produtividade vai aumentar muito com o iCloud e as novas possibilidades de integração e comunicação entre os aplicativos.

Extensibilidade

Quem já usou o Android e pulou pro iPhone deve ter notado que, no sistema do Google, é muito mais fácil de compartilhar informações entre diferentes aplicativos. Quando você instala um app que utiliza compartilhamento, ele é adicionado a uma lista de serviços de compartilhamento. Depois, quando você quer compartilhar algo, ele aparece nessa lista.

Isso facilita muito a vida, porque você pode mandar um link do Chrome direto pro Whatsapp ou Facebook Messenger, pode colocar uma foto no Instagram, um vídeo no Vimeo ou YouTube, além de salvar quase tudo no Pocket. As possibilidades são infinitas porque os desenvolvedores ficam livres para utilizar a ferramenta como quiserem.

E, adivinha só, com o iOS 8 vai acontecer o mesmo.

Finalmente os aplicativos poderão aparecer na lista de compartilhamento, além de várias outras interações que ficam a cargo do desenvolvedor.

Extensivel

Além disso existem várias outras opções, porque os apps poderão interagir uns com os outros. Durante a WWDC a Apple mostrou uma demonstração de uma página no Safari sendo traduzida utilizando o Bing Translator, direto do Safari, como se fosse a tradução do Google Chrome no desktop.

A Central de Notificações também ganhou bastante atenção. Desde a chegada do iOS 7 a guia “Hoje” demonstrou ter bastante potencial, mas era pouco usada. Eu raramente abro ela, por exemplo.

Widgets

Mas no iOS 8 ela será bem mais útil, com os antes tarde do que nunca widgets. Os desenvolvedores poderão criar widgets a serem fixados na guia Hoje para realizar todo tipo de interação. No demo da Apple durante a WWDC pudemos ver um widget do eBay para dar lances. As possibilidades também são infinitas.

Notificações Interativas

Claro que uma das interações mais importantes do usuário com seu iPhone é o ato ou efeito de se receber, visualizar e realizar alguma ação com as notificações. São elas que passam para você toda a inteligência do smartphone, mas até o iOS atual, elas são sub-utilizadas.

No Android (de novo), já é possível interagir com as notificações desde o Android 4.1, se não me engano. Se você nunca usou Android deve estar se perguntando “como assim? interativas?”.

Sim, imagine que você esteja assistindo a um vídeo ou lendo alguma coisa, sei lá, algo que precisa de concentração. Aí você recebe uma mensagem e precisa responder. Atualmente você tem que abrir o aplicativo, sair do que estava fazendo e perder toda a concentração.

Com as notificações interativas vai ter um campo para responder, basta você digitar e enviar. O mesmo para quando receber um email, terão opções de ações, como marcar como lido ou enviar para a lixeira (como nas imagens).

Notificacoes-Interativas

As possibilidades são infinitas, porque os desenvolvedores ficam livres para implementarem o recurso como desejarem, então é bem provável que você possa comentar ou curtir uma publicação do Facebook, dar um lance no eBay, responder uma mensagem do Whatsapp e muito mais pelas notificações.

Spotlight e Pesquisa no Safari

Se você tem um Mac então já conhece (ou não) todo o potencial do Spotlight.

O iOS tem um Spotlight também (basta você deslizar o dedo de cima para baixo em qualquer página da tela inicial), mas ele não é nem de longe tão potente quanto o seu irmão mais velho no Mac. No iOS 7 ele apenas pesquisa apps já instalados, contatos, músicas, lembretes e emails.

Spotlight

No iOS 8 ele fará pesquisas no iTunes, na Wikipedia, na App Store e mais um monte de outros sites. Ele meio que eliminará sua ida ao Google para pesquisar por algo, fazendo isso de forma indireta e te mandando pro site em questão mais rapidamente.

Saúde

O uso dos smartphones e outros dispositivos inteligentes como relógios e pulseiras para monitoramento da saúde do usuário está cada vez mais comum.

Sensores que monitoram os batimentos cardíacos, a temperatura, nível de açúcar no sangue e uma infinidade de outras medições coletam dados e fazem relatórios completos de tudo sobre você.

Saude

A onda começou a ficar forte quando a Samsung lançou o S Health e o relógio inteligente Galaxy Gear, e a tecnologia ainda está nos seus primórdios, mas o potencial é grande.

Suas idas à academia ou a corrida não serão mais as mesmas, já que ele deve monitorar as distâncias percorridas e até o nível de cafeína no corpo.

Aplicativos que receberam melhorias

Mensagens

App-Mensagens

Imagino que o aplicativo de mensagens é pouco usado por aqui por conta do Whatsapp, Messenger (do Facebook) e Snapchat, mas ele foi atualizado e a Apple adicionou vários recursos, então vale a pena comentar.

Na nova versão será mais fácil enviar fotos, áudio e vídeos de maneira instantânea, além de recursos ‘emprestados’ de apps semelhantes.

Em cada conversa você pode habilitar o envio da sua localização, além de um modo “silenciar”, te dando mais controle sobre o que te distrai.

As conversas em grupo também foram melhoradas e agora é possível remover ou adicionar usuários mais rapidamente, além de poder sair a qualquer momento.

As fotos e vídeos recebidos também ganharam uma seção exclusiva, similar ao Whatsapp, e será mais fácil encontrá-los, porque você não vai precisar ficar rolando as conversas para encontrar as mídias.

Além disso, você poderá mandar também mensagens auto-destrutivas, como no Snapchat.

Email

 App-Email

O aplicativo de email padrão do iOS não tem recebido muita atenção ultimamente, mas com o iOS 8 ele ganhou um banho de loja.

Aplicativos de terceiros tem feito muito sucesso por aí oferecendo recursos como ações por gestos e um ‘multi-tarefas’.

Na lista de emails, deslize para um lado para arquivar ou enviar para lixeira, deslize para o outro e marque como lido/não lido. Uma deslizada para a esquerda, mas em menor amplitude, abre uma série de opções como “marcar” e mais (veja a imagem).

As notificações de novos emails serão interativas, ficando mais fácil para responder ou arquivar as mensagens.

O aplicativo analisará seus emails automaticamente para procurar endereços e outros dados de contatos e oferecerá opções para adicionar essas informações.

Fotos

App-Fotos

O visualizador de fotos padrão do iOS ganhará diversos recursos que o tornarão em uma ferramenta poderosíssima para a edição rápida de fotos. Foram adicionados várias opções de filtros e efeitos, além de ferramentas para recorte e controle da imagem – exposição, contraste, brilho, sombras.

Além disso, através do PhotoKit, o app de fotos poderá usar recursos e ferramentas de edição de imagem de outros aplicativos, então você não precisará sair para outro aplicativo para melhorar uma foto.

A câmera também ganhou várias melhorias, e um negócio interessante é o modo time-lapse, que permitirá capturar vídeos de longa duração e reproduzi-los rapidamente – você vai poder filmar o movimento das estrelas ou o crescimento de uma flor.

A Apple afirmou que a chegada do iOS 8 será o maior lançamento do iOS da história, e faz sentido, porque o sistema será mais inteligente e aberto do que nunca.

As opções de integração entre os aplicativos, os teclados de terceiros e as notificações interativas são os recursos que eu mais esperava, e imagino que esses serão os que vocês vão ter um impacto maior (um bom impacto, obviamente), porque são as interações que mais utilizamos no dia a dia.

O sistema deve chegar em setembro, junto com o iPhone 6, então teremos ótimas novidades no próximo mês.