Saiba como atualizar seu iPhone para o iOS 8.1

0
14902

A Apple liberou, na última segunda (20), o iOS 8.1, para todos os usuários. Saiba se você deve atualizar, o que fazer e como solucionar possíveis problemas.

O iOS 8 chegou no mês passado prometendo várias novidades e recursos que deixariam o sistema melhor do que nunca. No entanto, logo após a liberação do sistema, no dia 17 de setembro, os usuários de iPhones e iPads se viram em uma enxurrada de problemas sem fim, desde falhas na instalação a vários bugs.

Aqui no próprio site, nos comentários, vemos centenas de usuários desesperados. Tentamos ajudar na situação um tanto desconfortável, com algumas soluções, mas mesmo assim muita gente ainda não conseguiu resolver os problemas.

Atendendo as preces e xingamentos de muitos usuários, a Apple, felizmente, não tardou a lançar o iOS 8.1, que corrige vários problemas, além de introduzir novos recursos.

Leia: iOS 8.1: Saiba tudo o que tem de novo

Então, chega a pergunta: devo ou não atualizar meu iPhone ou iPad para o iOS 8.1?

iPhone 4S

Um dos principais problemas do iOS 8 era o iPhone 4S. De acordo com relatos de usuários (pesquisei no reddit), o desempenho do sistema está bem melhor, e a atualização realmente corrigiu vários problemas.

Se você ainda não atualizou seu iPhone 4S do iOS 7 para o iOS 8, leia logo abaixo que explicaremos sobre o assunto.

Problemas durante a instalação

Como foi o caso da atualização para o iOS 8.0/8.0.2, muita gente tem enfrentado problemas durante a instalação. Essa é uma situação que não tem como ninguém prever (nem a Apple), e deve acontecer toda vez que uma nova versão de um sistema for lançada – seja ele iOS, Android, Windows Phone, Mac, Windows, Linux, etc.

Se você teve problemas ao atualizar pro iOS 8 na primeira vez, é bem provável que tenha lido nossas dicas sobre o assunto, e solucionado seu problema.

Caso não tenha solucionado, a atualização para o iOS 8.1 pode ser a luz no fim do túnel, já que a Apple corrigiu vários bugs.

Problemas após a instalação

Apesar da correção dos bugs, muitos usuários tem reportado novos problemas. Os principais são:

  • Usuários do iPhone 5S reportaram reinicializações aleatórias
  • iMessage parou de funcionar
  • Problemas no WiFi
  • Problemas no Bluetooth, AirDrop, Acesso Pessoal (Hotspot)
  • Problemas no email

Enfim, a lista não termina. No entanto, vale lembrar que cada iPhone é um iPhone diferente, e cada instalação do iOS é uma instalação diferente. Esses problemas foram reportados por alguns usuários, e não necessariamente você os terá, até porque muita gente (a grande maioria) não teve problema algum.

Armazenamento

Um dos problemas mais significativos da atualização para o iOS 8 além do próprio processo quando trava é o espaço em disco que ele requer: chega a pedir quase 7 GB para passar do iOS 7 para o 8.

Infelizmente, para atualizar do iOS 8.0 para o iOS 8.1, pouca coisa mudou, e o sistema ainda pede bastante espaço de armazenamento para fazer o update.

Apesar do download em si ser pequeno: 70 MB para um iPhone 4S, 126 MB pata um iPhone 5S e 140 MB para um iPad Air, todos rodando o iOS 8.0.2, além de praticamente 1 GB para um iPhone 5 rodando o iOS 7, ainda são necessários cerca de 5 GB para a atualização ser instalada.

Esse espaço monstruoso que ele pede pode ter sido uma das razões pela qual a adoção do iOS 8 praticamente empacou, e quase ninguém mais está atualizando para o novo sistema.

Uma solução é instalar a atualização através do iTunes, e com isso o requerimento de espaço é menor. Leia nossa matéria explicando como proceder.

Leia: Sem espaço para atualizar para o iOS 8? Veja o que fazer

Devo atualizar?

Finalmente, vamos responder a sua pergunta. No entanto, ela depende de alguns fatores.

Estou usando o iOS 7 (última versão), tudo funciona bem e não ligo muito para os novos recursos oferecidos no iOS 8

Não atualize

Atualizei para o iOS 8.0.2 e tudo corre bem, sem problemas (um bug aqui e ali, mas tudo funciona – meu caso)

Espere mais alguns dias

Atualizei para o iOS 8.0.2 e estou cheio de problemas

Sim, deve atualizar imediatamente.

Bom, com isso, espero ter te ajudado a tomar a decisão sobre atualizar ou não. Novamente, problemas dos mais variados tipos são bem comuns em sistemas operacionais recém lançados. Se você parar para pensar na complexidade do iOS, então entenderá que, como ele é feito por humanos, é impossível pensar em tudo o que pode acontecer quando o iOS 8.1 chegar em cada um dos milhões de iPhones ao redor do mundo.

Novamente, se você utiliza seu iPhone para trabalho ou estudo, não pode arriscar ter problemas e está com tudo funcionando direitinho no iOS 7, não atualize agora, espere a coisa estabilizar um pouco. Não deve demorar muito para sair uma terceira versão do iOS 8, que corrigirá vários dos novos problemas (e alguns anteriores que não foram solucionados).

Caso tenha atualizado e teve problemas, ou deseja atualizar, leia nossas dicas sobre a atualização para o iOS 8.0, que são válidas também para o iOS 8.1: