Nesta semana, o mensageiro verdinho mais popular liberou oficialmente sua versão empresarial, o WhatsApp Business, para a plataforma iOS. O aplicativo é mais um ótimo meio para a comunicação entre estabelecimentos comerciais e clientes.


Quais as diferenças do WhatsApp convencional?

O WhatsApp Business é um app independente. E, assim, oferece algumas funcionalidades a mais em relação ao WhatsApp normal. Primeiramente, é possível ter os dois apps no mesmo aparelho, um para pessoal e outro para profissional. Além disso, vale notar que um app não interfere no outro, pois gerenciam os contatos de forma independente.

Como é de uso empresarial, pode-se fazer um perfil para a sua empresa ou negócio com informações relevantes, como website, localização, e-mail, descrição, imagem e horário de funcionamento. Inclusive, a conta no WhatsApp Business pode ser criada com um telefone fixo/convencional, e os clientes podem enviar mensagens para esse número. Isso traz mais privacidade para o proprietário do negócio, pois não precisa exibir seu número particular.

Há também a opção de mensagens automáticas: de saudação (que apresenta a empresa ou negócio) e de ausência (que informa os horários de atendimento e quando o cliente receberá uma resposta).

Outro recurso é o de Respostas Rápidas, em que se pode configurar atalhos para mensagens que envia com grande frequência. Por exemplo, você pode definir o atalho “/oi“, para quando digitá-lo, aparecer a mensagem “Olá! Como podemos ajudar?”.

E, caso queira acessar pelo computador, pode usar o WhatsApp Web, assim como no aplicativo comum.

Para uma melhor organização, há filtros. Neles, podem ser exibidas apenas mensagens não lidas, grupos ou listas de transmissão.

Recomendado apenas para negócios…

Contudo, se você não possui um negócio ou empresa para se comunicar com clientes, o WhatsApp Business não é adequado para ti.

Porém, caso possua duas linhas telefônicas, a única forma de ter dois WhatsApp no mesmo aparelho é usando o app normal e o Business, um para cada número. Isso mostra o atraso do verdinho em relação a tecnologia Dual SIM (como no iPhone XS por exemplo), que já deveria ter opção de usar dois números no mesmo aplicativo. Já o Telegram, sempre na frente, possui tal opção de duas contas no mesmo app.

Como baixar o WhatsApp Business?

Baixe o aplicativo através deste link ou pelo box abaixo:

WhatsApp Business
WhatsApp Business
Developer: WhatsApp Inc.
Price: Free
  • WhatsApp Business Screenshot
  • WhatsApp Business Screenshot
  • WhatsApp Business Screenshot

Leia também:


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga no TwitterInstagram, Facebook e Telegram.