O que é nuvem ou cloud?

2
22581

Salvar Fotos na Nuvem”, “Ver os vídeos via Cloud” e outros termos com Nuvem ou Cloud vem sendo cada vez mais comum na internet, e ainda mais comum no seu iPhone. Mas você sabe o significado desse termo? Ou fica “boiando” e fingindo que entende o que os outros estão falando?

Esse artigo é destinado a você que não sabe (ou pensa que sabe) o que significa Nuvem ou Cloud quando o assunto é tecnologia.


cloud

Bom, para começar, Cloud é a tradução de Nuvem para o inglês. A chamada “computação na nuvem”, também do inglês “cloud computing”, basicamente é um termo utilizado na tecnologia que denomina aplicações que são executadas em servidores remotos, e seus dados são exibidos em um cliente. Parece complicado? Vamos descomplicar!

O que é nuvem

O conceito na verdade é bem simples. Ao invés de você ter um programa instalado em um computador local, este fica hospedado em um servidor externo, bem mais potente que uma máquina normal, e, através da internet ou rede local, apenas os dados finais são enviados para o cliente, que pode ser um outro PC, um tablet ou um smartphone, ou qualquer outro dispositivo, no nosso caso, iPhone.

Computação na Nuvem ou Cloud Computer

A vantagem disso é muito clara pois os usuários não ficam limitados a um computador fixo nem sistema operacional – a maioria dos softwares são para Windows, mas e se o funcionário tem um Mac? – e ainda tem a flexibilidade de colocar essas informações em um aplicativo, por exemplo.

Tudo isso torna possível algo excelente para a produtividade. Começar algo em um local, e terminar em outro, sem que seja preciso você levar para o outro local o seu computador, precisa apenas entrar em um site ou acessar um sistema.

Como era o mundo sem a nuvem

Na pratica, o que interessa para nós é que a nuvem permite que sincronizemos dados e informações através de diversos dispositivos.

Uma situação do mundo real é que facilita muito a nossa vida é a agenda de contatos.

Antigamente, se você tinha um telefone da Nokia e comprou um da LG, era uma dor de cabeça para passar os contatos de um para o outro, lembra?.

Algumas pessoas usavam a força bruta, copiando um por um, na mão, e outros o faziam através de complicados softwares de sincronização – conecta um telefone, exporta os contatos, salva em CSV, conecta o outro, importa… Para um usuário leigo isso é um inferno.

Uso prático da nuvem

Hoje em dia é simples: você tinha um Android e comprou um iPhone. Todos os contatos podem ser transferidos para o seu novo iDevice em um piscar de olhos: basta sincronizar os dados com os servidores do Google, que, em poucos minutos, a agenda estará toda no iPhone.

“Sincronizar com os servidores”, que complicado!! Não! É bem simples. Na verdade, os programadores fazem que isso seja o mais simples possível para o usuário.

No Android, você provavelmente já está usando uma conta do Google porque ele pede na primeira vez que se liga o aparelho. Se não tiver, vá em “Configurações > Contas > Adicionar conta do Google” e ative a sincronização dos contatos. No iPhone, vá em Ajustes > Mail, Contatos e Calendário e também adicione a mesma conta do Google. Pronto!

Viu como é simples? Mas a nuvem vai muito além do que isso. Hoje em dia, muitos aplicativos estão utilizando para sincronizar dados entre todos os dispositivos. Com isso, você instala um mesmo app no seu iPad e iPhone ou até mesmo Android, e, toda vez que fizer alguma interação em um deles, estes dados serão sincronizados automaticamente. Exemplo clássico disso é o aplicativo Evernote.

iCloud

o que e iCloud

Seu iPhone também tem um poderoso serviço de sincronização na nuvem, mas que funciona meio que “por trás dos panos”. Trata-se do famoso iCloud, que nada mais é que “iNuvem”. Com ele são sincronizados email, contatos, calendário, aplicativos, fotos, mensagens, música e praticamente tudo da Apple entre seus dispositivos da maçã.

Armazenamento na nuvem

original-3

Uma outra vantagem também é o armazenamento de arquivos remotamente. O conceito é o mesmo: você envia um arquivo para a nuvem, e este estará disponível para vários dispositivos, seja seu iPhone, iPad, Android e quantos computadores quiser. Com isso você não precisa ficar andando com pen drives por ai e não fica preso a arquivos que estejam armazenados no seu PC de casa.

OneDrive iPhone

App do OneDrive para iPhone

O melhor é que você pode usar tudo isso de graça, já que os principais serviços de armazenamento na nuvem oferecem uma boa quantidade de espaço gratuitamente. A maioria deles oferece, na média, cerca 10 GB para você colocar qualquer coisa. Existem 4 grandes provedores de armazenamento na nuvem, dos quais vamos falar. São eles: Google Drive, OneDrive (Microsoft), Dropbox e Box, além do iCloud Drive, que funciona de maneira um pouco diferente dos demais. Como o iCloud é mais restrito que os demais, vou focar nos outros serviços, que estão disponíveis para várias plataformas e de fato facilitam a vida.

Dropbox iPhone

App do Dropbox para iPhone

Todos eles funcionam de maneira similar, com clientes disponíveis tanto no desktop quanto na forma de aplicativos móveis para Android, iOS e, em alguns casos, BlackBerry e Windows Phone. Normalmente, os clientes para PC ou Mac criam uma pasta especial onde ficarão os arquivos, e para enviar algo para os servidores (colocar na nuvem), basta colar o que quiser nessas pastas. A partir daí, esses arquivos estarão disponíveis em todos os seus dispositivos.

Google Drive iPhone

App do Google Drive para iPhone

Eu particularmente utilizo muito o Google Drive. Primeiro porque usei Android por muitos anos e foi o primeiro que conheci, depois porque, um tempo atrás, comprei um celular da HTC e ganhei 125 GB grátis por 2 anos (“grátis” né, porque o telefone foi caro :P). No entanto, o aplicativo para iOS é muito ruim, e acabei usando um outro app que descobri por acaso e até falei dele aqui, o File Hub, que inclusive funciona com outros serviços de armazenamento também.

google drive windows

Pasta do Google Drive no Windows

O serviço da Microsoft também é muito bom, oferecendo 15 GB para você usar sem pagar nada. Ele é especialmente útil se você utiliza muito o Office (Word, Excel, PowerPoint), já que estes funcionam em sincronia com o OneDrive. Com isso, você pode começar a editar um documento no seu computador, sair para o trabalho e no caminho acessar ele, já com todas as mudanças, no iPad. Chegou no trabalho, simplesmente pule para outro computador, que tudo estará sincronizado. Realmente facilita muito a vida.

Como esses serviços são confiáveis, sendo providos por empresas fortíssimas (Microsoft e Google, além do Dropbox, que também já está no mercado faz tempo), você pode utilizá-los para fazer backup dos seus dados. Um HD externo pode ser facilmente perdido ou danificado, e o mesmo serve para DVDs, sem contar o saco que é ficar gravando 20 DVDs com suas fotos e outros arquivos antigos.

Comparacao armazenamento na nuvem

Claro que 15 GB não dá pra guardar muita coisa, mas esses servi os oferecem planos pagos bastante acessíveis. O mais barato é o Dropbox, oferecendo 1 TB por 10 dólares mensais. Se você precisa de menos espaço, Google e Microsoft oferecem 100 GB por 2 dólares ao mês. Os preços são parecidos, então vai da sua preferência mesmo, já que pagar 5 ou 10 dólares a mais por mês em um serviço não vai fazer você morrer de fome.

Por que usar armazenamento na nuvem?

“Ah mas porque vou pagar uma quantia fixa por mês pro resto da vida se posso comprar um HD externo pagando só uma vez“. Então, realmente vai de você. A vantagem de colocar na nuvem é que, além da confiabilidade, estes arquivos estarão disponíveis a qualquer momento de qualquer lugar.

Digamos que você tenha alguma foto da sua infância, está no trabalho ou com amigos, e quer mostrá-la? Se a mesma estiver em um HD externo, guardado em algum lugar em casa, vai ser complicado. Ou você pode abrir o app do Dropbox direto do iPhone e pegar a foto, em poucos segundos.

Backup automático de fotos

Um recurso muito bacana é o backup automático de fotos. Transferir suas fotos do iPhone pro computador é meio chato, e com o backup automático isso acontece sem você precisar fazer nada.

O Dropbox é o mais avançado nesse aspecto, já que oferece funções inteligentes. Você pode ativar o backup em segundo plano toda vez que houver uma mudança de localização, então basta sair tirando fotos que pouco tempo depois elas já estarão disponíveis em qualquer lugar. E não precisa se preocupar com seu plano de dados porque tem como configurar para o recurso funcionar só no Wi-Fi.

Conclusão

A computação na nuvem é o futuro da tecnologia e envolve muito mais do que uma forma simples de termos nossas fotos preferidas em qualquer lugar e a qualquer momento. Ela veio realmente para facilitar a nossa vida, então, se você ainda não começou a usar nenhum desses serviços, recomendo fazê-lo, porque realmente ajuda.

Desde a agilidade em acessar rapidamente arquivos até o backup automático de fotos e a sincronização entre aplicativos, a nuvem estará presente cada dia mais na nossa vida digital.

Se sobrou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários.

O primeiro passo para começar a utilizar algum serviço de armazenamento na nuvem é baixar o aplicativo. Escolha um e vá em frente 😉 e você pode utilizar vários ao mesmo tempo, inclusive tirando proveito do armazenamento gratuito combinado.

Site do Dropbox

Dropbox
Developer: Dropbox
Price: Free+

Site do Google Drive

Google Drive - armazenamento
Developer: Google, Inc.
Price: Free+

Site do OneDrive

Microsoft OneDrive
Price: Free+

Site do Box

Box for iPhone and iPad
Developer: Box, Inc.
Price: Free+

Ótimo app para gerenciar tudo: File Hub

  • Viviane

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, pois estou desesperada! Conectei meu iPhone 6 no Mac (já vinha usando o telefone há algum tempo, então há fotos e etc) e, sem querer, restaurei nele o Back up do meu IPhone anterior, perdendo todas as novas informações. Como posso deletar essa restauração e recuperar as informações novas? (Obs.: Não tenho Back up das informações mais novas no iCloud).

    Não sei se há muito com o tópico, mas como se trata de Back ups e realmente estou desesperada, agradeço a quem puder ajudar.

    • Oi Viviane.. Olha, infelizmente não tem muito o que fazer. Se você não tem um backup mais recente no iCloud, o iTunes apagou tudo pra colocar o backup atual.