Veja tudo o que há de novo no iOS 8.3

6
4233

Na última quarta, dia 8, a Apple liberou para todos a última versão do seu sistema operacional, o iOS 8.3, trazendo várias novidades e uma série de melhorias que já estavam demorando para chegar. E é nesse artigo que você verá praticamente todas as novidades do iOS 8.3 para iPhone.

Além da Siri em português, tivemos ainda novos emojis e correções de bugs dos mais diversos tipos, desde o Wi-Fi a performance de certos elementos do sistema. Mas infelizmente também tivemos alguns novos bugs com essa nova versão, como o do Touch ID, falado aqui também.

Listamos aqui as principais mudanças para você entender a importância dessa atualização, bem como aprimorar sua experiência de uso do iOS.

Ainda não colocou o iOS 8.3 no seu iPhone? Veja o que fazer antes de atualizar seu iPhone ou iPad para o iOS 8.x.x.

1 – Siri em português

Claro que a principal novidade, para nós, é o fato da Siri agora falar e entender português. Isso facilita muito a nossa vida, já que podemos enviar simples comandos de voz para realizar algumas tarefas sem precisar pegar no telefone.

5-dicas-siri

Com a Siri em português você pode ligar para alguém, enviar uma mensagem, postar no Facebook ou no Twitter, abrir aplicativos, adicionar lembretes, notas e eventos no calendário, e outras coisas mais.

Leia mais: 5 utilidades da Siri para iPhone no dia a dia

2 – Emojis

Emojis

Visualmente falando, o que notamos logo de cara é que os emojis estão um pouco diferentes. Importantes para expressar nossas emoções, as carinhas deram ênfase à diversidade entre pessoas. Pode parecer algo bobo, mas mostra como a Apple se preocupa nos mínimos detalhes.

“Como assim diversidade?”

Nas versões anteriores do iOS, as carinhas são todas brancas. Mas com o iOS 8.3, algumas figurinhas possuem outras cores. Estes emojis aparecem em amarelo forte, destacando-se suavemente dos demais, e basta segura-los para ver as opções de cor.

Além disso, o próprio teclado de emojis está bem diferente de usar, significativamente melhor. Antes as categorias eram divididas por abas no topo, e não era possível deslizar entre elas. Agora basta continuar passando para os lados que a categoria vai mudar automaticamente.

3 – Fototeca do iCloud

O recurso que permite o envio de todas as suas fotos para o iCloud saiu da fase de testes e agora é um recurso integral do iOS 8.3. A Fototeca do iCloud é nada mais do que um serviço de armazenamento de fotos na nuvem (iCloud), e com isso, as fotos tiradas pelo seu iPhone ficam disponíveis para todos os seus dispositivos Apple, incluindo o novo app Fotos do Mac OS X.

Fototeca

É importante notar que o uso da Fototeca vai ocupar espaço de armazenamento no iCloud, que oferece apenas 5 GB gratuitamente. Se você quer realmente usar o serviço para colocar todas as suas fotos, a Apple oferece 20 GB por US$0,99 mensais, 200 GB por US$3,00 ao mês ou 500 GB por 10 dólares a cada caída do salário.

Existem outras alternativas e minha preferida é a do Google, que oferece espaço ilimitado para fotos e vídeos através do app do Google+.

4 – Barra de espaço no Safari

Essa mudança é pequena e simples mas faz uma diferença enorme. Não sei você, mas eu já me irritei muito ao tentar digitar uma frase de pesquisa na barra de endereços do Safari. O que acontecia? Toda vez que eu tentava apertar espaço, saia um ponto no lugar.

Isso acontecia porque, por alguma razão obscura, a tecla de espaço era reduzida e o ponto era enorme, e o resultado, desastroso.

Agora o teclado está na sua forma normal, com a barra de espaço aumentada e o ponto reduzido.

5 – Melhorias na performance

O iOS 8.3 trouxe correções e melhorias em várias partes do sistema. Com isso, os aplicativos devem abrir mais rápido e rodar de maneira mais suave.

Wifi

Segundo a Apple, diversos problemas relativos ao Wi-Fi foram corrigidos. Realmente, o iOS anterior tinha sérios problemas com as conexões sem fio, mas ainda é cedo para afirmar se isso realmente melhorou. Especificamente, alguns usuários tinham o problema do iOS desconectar de redes Wi-Fi de maneira intermitente, algo esperamos que tenha sido corrigido (a Apple diz que foi).

Outro ponto são os teclados de terceiros, que devem abrir e funcionar mais rápido.

6 – Problemas na mudança de orientação

Orientacao

Usuários de iPhone 6 e 6 Plus, incluindo eu, sofreram por alguns meses com os problemas de rotação do iOS.

A nova versão corrigiu alguns problemas bem incomodos, são eles:

  • Um bug que fazia com que algumas vezes certos aplicativos não voltassem para a posição Retrato (em pé) após o aparelho ter sido colocado na posição Paisagem, (deitado);
  • Estabilidade e performance ao alternar entre as orientações;
  • Problema em que a tela permanecia de cabeça para baixo ao tirar o iPhone 6 Plus do bolso;
  • Algumas vezes certos aplicativos não retornavam para a orientação correta ao alternar entre apps de diferentes orientações.

7 – Filtrar iMessages de contatos desconhecidos

Como pouca gente usa o iMessage por aqui, essa função não é lá muito util. Mas se você recebe spams via o serviço de mensagens da Apple, agora é possível filtrar conversas de números que não estejam na sua lista de contatos.

Para ativar a opção, vá em Ajustes > Mensagens e marque Filtrar Remetentes Desconhecidos. Com isso, aparecerão duas abas no app Mensagens: uma para SMS e iMessage de contatos e outra aba Desconhecidos.

8 – Melhorias no login do Google

iOS 8.3 google

A Apple melhorou a integração com o login do Google, facilitando a vida de quem utiliza a autenticação de duas etapas para os usuários que escolheram essa camada a mais de segurança.

Essas são as mudanças mais notáveis no iOS 8.3.

Como já falamos, juntamente com as melhorias, vieram outros bugs, e caso você esteja tendo problemas com o Touch ID após atualizar, leia esse artigo – Veja como resolver bug no iOS 8.3 com Touch ID. Aconselho você a ler esse e ver 5 utilidades da Siri para iPhone no dia a dia.

  • Perfeito o artigo!

  • Sara

    Olá William, gostei da matéria… bom, estou com um problema no meu iPhone 5s, e queria sua ajuda, se você puder é claro… Eu fiquei sem carregar meu iPhone por uma semana completinha, porque o carregador tinha quebrado (coisa que acontece sempre, e me dá nos nervos) e nisso ele ficou parado num canto pois não achava um carregador novo ainda, e quando comprei que foi ontem, conectei e mesmo assim não carregou, aparece aquela imagenzinha de que está descarregado, e estou muito preocupada. É normal isso? Devo deixar ele carregando por um bom tempo ou levá-lo à um técnico?
    Se responder serei grata, bjs.

    • Deixe carregando por um tempo. Vamos ver como ele reage.

  • Aline

    Willian,

    Caso eu atualize, irei perder mais espaço na memoria? Pois tenho o Iphone 5, e ele sempre alega estar com a memoria cheia, tenho poucos aplicativos instalados e pouca foto armazenada….

  • Bruno

    Estou enfrentando problema na conexão do Wi-Fi, o iPhone 6 conecta apenas bem próximo ao roteador, se eu sair da sala onde se localiza o roteador já não consigo ficar conectado. Pode me ajudar com isso?

  • Gracielle

    Tenho um iPhone 5c, na última atualizacao
    o perdi todas às minhas informações, gostaria de saber se devo ou não atualizar para o iOS 8.3?