Apple prepara várias novidades para o iOS 9.3

0
1423

O lançamento do iOS 9, lançado em setembro do ano passado, trouxe algumas novidades bacanas para o sistema, principalmente para quem tem os novos iPhones (6s e 6s Plus) e iPads. A última versão, liberada no início de dezembro, é o iOS 9.2, que não teve grandes novidades mas trouxe diversas melhorias e correções de problemas.

A próxima versão a chegar será o iOS 9.3, que já está sendo utilizada por vários usuários em versões de teste, e detalhes sobre várias novidades que a Apple está preparando para o próximo update foram liberados na internet. Está curioso para saber? Então acompanhe a lista!

1 – Senha e Touch ID para Notas

Senha e Touch ID em Notas

Créditos: Blog do iPhone

Apesar do app de Notas padrão da Apple não ser lá dos melhores, ele tem melhorado bastante, com muitos recursos bacanas, além da integração completa com o sistema. O iOS 9.3 vai adicionar uma camada de segurança a mais para as Notas e será possível bloquea-las com com senha e Touch ID.

2 – Night Shift

iOS 9.3 Night Shift

Ultimamente tem surgido muito conteúdo na internet com estudos sobre os perigos de se utilizar o smartphone antes de dormir. Um dos problemas é que alguns estudos indicam que a luz azul emitida pela tela interfere em processos do cérebro que coordenam o sono do indivíduo, prejudicando a dormida. Pois bem, para resolver esse e problemas de cansaço, a Apple introduziu o Night Shift, que cria um sistema de iluminação diferente para a tela durante a noite, com tons mais quentes para não prejudicar o sono.

3 – Melhorias no app Saúde

App Saúde iOS 9.3

O app Saúde é um dos principais componentes da plataforma de monitoramento da saúde do usuário da Apple, e no iOS 9.3 ele finalmente terá integração com o app Atividade, para quem tem um Apple Watch. Também, ao a ser aberto, o Saúde mostrará sugestões de apps que medem determinadas categorias, como peso, calorias, etc.

4 – Car Play

Apple Car Play iOS 9.3

Já olhou para o painel do seu carro e aquele GPS integrado chato, que o touch não funciona direito, reconhecimento de voz é péssimo e ele é super lento? Não seria bom se ele funcionasse tão bem quanto um tablet? Para isso basta comprar um Tesla 😛 Mas, para os demais mortais como eu e você, a Apple tem o Car Play, que é uma suíte de integração entre o iOS e os carros. Claro que cada veículo deve possuir o sistema, como o Fox 2016. Neste ano deveremos ver mais modelos com a tecnologia, o que é bem bacana. Pois bem, o iOS 9.3 traz uma maior integração com o Apple Music, o serviço de streaming de música da Apple.

5 – Mais apps nativos com suporte ao 3D Touch

Apps nativos 3D Touch

O 3D Touch é uma funcionalidade bem bacana, mas ainda falta bastante para aplicativos utilizarem de fato o recurso. Isso é normal, e aconteceu também com o Touch ID e vai continuar acontecendo com todos os recursos novos que a Apple lançar – só agora o Notas vai suportar o Touch ID, olha aí! Enfim, alguns apps nativos já suportavam o recurso, e agora os seguintes aplicativos também o farão: Saúde, Tempo, Bússola, App Store, Bolsa e Ajustes, lembrando que para tal é necessário ter os novos iPhones 6s e 6s Plus.

6 – Multiusuário no iPad

Multi usuarios iPad iOS 9.3

O iPad é um dispositivo menos pessoal que o iPhone, e pode acontecer de várias pessoas compartilharem o uso do dispositivo, diferentemente de um iPhone, por exemplo. Porém, cada um tem suas coisas na rede, e é bem desagradável ter os dados misturados. Um recurso bacana que a Apple estará trazendo para a próxima versão do iOS 9 é a possibilidade de se ter múltiplos usuários no sistema. O foco do recurso é a sua utilização em salas de aula, em que vários alunos poderão ter suas contas e dados privados, sem que um tenha acesso aos outros. Juntamente com o recurso, a Apple também está preparando uma app chamado Classrooms, para que professores possam gerenciar os alunos de determinada sala de aula.

Quando

Ainda não sabemos quando o iOS 9.3 será lançado oficialmente, mas não deve demorar mais do que alguns meses para que possamos colocar as mãos na próxima atualização. De qualquer maneira, fique ligado que os manteremos informados sobre qualquer novidade.