Conheça o Enlight, um excelente editor de fotos para seu iPhone

4
2924

O que seriam nossos iPhones sem a câmera? Mais ainda, sem todo o ecossistema que gira em torno das fotos que tiramos, como o Instagram, Facebook e, principalmente, os apps que usamos para melhorar aquelas imagens que não saíram muito boas ou aplicar belíssimos filtros.

Toda quarta é dia de apps para fotografia, áudio e vídeo, e hoje falaremos do Enlight, um novo aplicativo desenvolvido pela mesma empresa por trás do renomado Facetune, voltado para a melhoria do rosto dos usuários nas fotos. Lançado na semana passada, ele entra no mercado para competir com outros softwares de peso, como o VSCO Cam. Nos meus testes, ele se saiu muito bem, realmente é muito fácil de usar, mas sem deixar de lado recursos avançados.

A interface é bem simples e baseia-se em um menu deslizante que surge à direita, dividido em várias categorias, cujos nomes são auto-explicativos: tela, imagem, filtros, ferramentas, artístico, pincéis, texto e finalizar. Cada recurso possui uma barra de ferramentas na parte de baixo onde selecionamos as opções, e, em geral, basta deslizar o dedo para a esquerda e direita para controlar a intensidade do que estiver sendo aplicado.

App Enlight iPhone

Na seção Tela existem alguns recursos bacanas. Além do básico Recortar, é possível alterar a perspectiva da imagem, ou ainda, ajustar as dimensões mas sem alterar algumas partes selecionadas. Imagine que você tirou uma foto com uma outra pessoa, mas vocês estão separados por uma certa distância. Esse recurso permite coloca-los juntos sem distorcer as partes desejadas.

App fotografia Enlight iPhoneOs preferidos, claro, são os filtros. O app conta com uma enorme variedade de filtros, com mais de 20 analógicos, 18 preto e branco, e mais uma boa quantidade de filtros duplos. É possível aplicar mais de um filtro em uma mesma imagem, além do app permitir selecionar qual porção desta você deseja que o filtro seja aplicado.

Outra ferramenta muito bacana é a de Misturar, que, como o nome sugere, permite mesclar imagens. O exemplo dado no aplicativo ilustra bem a função: aplicar um efeito de tigre no rosto de uma mulher. Mas claro que a ferramenta dá para ser usada “para o mal” ao fazer montagens divertidas com seus amigos.

Você também pode transformar as fotos em pinturas, desenhos ou arte urbana, além de desenhar na imagem utilizando o dedo através do recurso Anotar. Temos, ainda, efeitos que podem ser aplicados na imagem, e, de maneira semelhante aos filtros, é possível selecionar qual porção aplicar determinado efeito. Com isso você consegue separar sua imagem do resto da foto e inserir um efeito bem bacana no fundo.

Claro que não podia faltar textos e adesivos, e o app também conta com vários recursos para adicionar textos estilosos às imagens. Ele ainda conta com um criador de memes.

Feitos todos os ajustes, é hora de compartilhar sua criação. O menu para exportar permite a postagem direta no Facebook, Instagram e Twitter, além de mensagens, WhatsApp, email ou salvar no dispositivo.

Uma grande vantagem do app é que sua interface é quase que totalmente em português, com apenas alguns poucos elementos ainda em inglês.

Enlight
Enlight
Developer: Lightricks Ltd.
Price: Free

Gostou? Então confira outras dicas das semanas anteriores: