Conheça o Enlight, um excelente editor de fotos para seu iPhone

4
1792

O que seriam nossos iPhones sem a câmera? Mais ainda, sem todo o ecossistema que gira em torno das fotos que tiramos, como o Instagram, Facebook e, principalmente, os apps que usamos para melhorar aquelas imagens que não saíram muito boas ou aplicar belíssimos filtros.

Toda quarta é dia de apps para fotografia, áudio e vídeo, e hoje falaremos do Enlight, um novo aplicativo desenvolvido pela mesma empresa por trás do renomado Facetune, voltado para a melhoria do rosto dos usuários nas fotos. Lançado na semana passada, ele entra no mercado para competir com outros softwares de peso, como o VSCO Cam. Nos meus testes, ele se saiu muito bem, realmente é muito fácil de usar, mas sem deixar de lado recursos avançados.

A interface é bem simples e baseia-se em um menu deslizante que surge à direita, dividido em várias categorias, cujos nomes são auto-explicativos: tela, imagem, filtros, ferramentas, artístico, pincéis, texto e finalizar. Cada recurso possui uma barra de ferramentas na parte de baixo onde selecionamos as opções, e, em geral, basta deslizar o dedo para a esquerda e direita para controlar a intensidade do que estiver sendo aplicado.

App Enlight iPhone

Na seção Tela existem alguns recursos bacanas. Além do básico Recortar, é possível alterar a perspectiva da imagem, ou ainda, ajustar as dimensões mas sem alterar algumas partes selecionadas. Imagine que você tirou uma foto com uma outra pessoa, mas vocês estão separados por uma certa distância. Esse recurso permite coloca-los juntos sem distorcer as partes desejadas.

App fotografia Enlight iPhoneOs preferidos, claro, são os filtros. O app conta com uma enorme variedade de filtros, com mais de 20 analógicos, 18 preto e branco, e mais uma boa quantidade de filtros duplos. É possível aplicar mais de um filtro em uma mesma imagem, além do app permitir selecionar qual porção desta você deseja que o filtro seja aplicado.

Outra ferramenta muito bacana é a de Misturar, que, como o nome sugere, permite mesclar imagens. O exemplo dado no aplicativo ilustra bem a função: aplicar um efeito de tigre no rosto de uma mulher. Mas claro que a ferramenta dá para ser usada “para o mal” ao fazer montagens divertidas com seus amigos.

Você também pode transformar as fotos em pinturas, desenhos ou arte urbana, além de desenhar na imagem utilizando o dedo através do recurso Anotar. Temos, ainda, efeitos que podem ser aplicados na imagem, e, de maneira semelhante aos filtros, é possível selecionar qual porção aplicar determinado efeito. Com isso você consegue separar sua imagem do resto da foto e inserir um efeito bem bacana no fundo.

Claro que não podia faltar textos e adesivos, e o app também conta com vários recursos para adicionar textos estilosos às imagens. Ele ainda conta com um criador de memes.

Feitos todos os ajustes, é hora de compartilhar sua criação. O menu para exportar permite a postagem direta no Facebook, Instagram e Twitter, além de mensagens, WhatsApp, email ou salvar no dispositivo.

Uma grande vantagem do app é que sua interface é quase que totalmente em português, com apenas alguns poucos elementos ainda em inglês.

Enlight
Developer: Lightricks Ltd.
Price: USD 3.99

Gostou? Então confira outras dicas das semanas anteriores:

  • Guilherme

    Olá, parabéns pelo blog e iniciativa em dar dicas a antigos e novos usuários que, assim como eu em breve (comprarei o Iphone 6 128 GB), pode se informar a respeito do mundo iOS e suas novidades. Como estou saindo do Android, tenho quatro dúvidas básicas:
    – os jogos e demais app’s gratuítos não interferem na fluidez do celular, posso baixá-los indiscriminadamente? (pergunto pq no Android a gente já conhece como funciona, ou seja, qto mais app’s gratuitos vc baixa, maiores as chances de haver conflito entre eles e comprometer o rendimento geral do aparelho);
    – Qual o melhor app para download de vídeos no Youtube? (pode ser pago, não me importo desde que seja o melhor e não venha com anúncios);
    – Quando eu vender meu Iphone 6 pra pegar um modelo mais novo da Apple, ao fazer o login na minha conta os app’s pagos e demais estarão novamente disponíveis para mim?
    – O problema de entortamento só foi constatado no Iphone 6+? Grato pela atenção, espero que possa me ajudar.

    • Olá Guilherme! Ficamos felizes que tenha gostado do blog.

      Respondendo às suas perguntas:

      – Pode baixar indiscriminadamente. No entanto, vale ressaltar que algumas podem rodar em segundo plano, então a recomendação é que você sempre feche os apps que não estiver utilizando e controle as atualizações de segundo plano, além de limitar o acesso à sua localização, dados móveis, etc.

      – Infelizmente não há como fazer download de vídeos do YOuTube no iPhone, pelo menos não sem jailbreak, o que não tratamos do assunto aqui.

      – Ao vender seu iPhone, todos os aplicativos comprados permanecerão associados à sua Apple ID. Inclusive, se você tiver um iPad, por exemplo, pode fazer o download dos apps comprados no iPhone e vice-versa.

      – O problema do entortamento foi algo bem isolado. Tanto eu quanto o William temos um iPhone 6 Plus cada, e nunca tivemos esse problema 😉

      Abraços!

      • Guilherme Leite

        Olá Muniz, obrigado pelas respostas e atenção, nunca estive tão convicto em mudar de OS e passar para o melhor aparelho (iPhone), já que o Android, sistema do qual utilizei por vários anos, estava me dando “nos nervos” com os constantes travamentos e lags, mesmo em aparelhos top de linha da Samsung (nunca mais, pois foram decepções bem caras, diga-se de passagem!), LG e Motorola. Enfim, nunca é tarde para um upgrade tecnológico, rs. Achei interessantíssima a ideia de comprar apps (comprarei muitos utilitários) para meu futuro iPhone 6 e poder fazer o download para outros gadgets da Apple, assim como o fato de permanecerem associados à minha conta da Apple ID e não perdê-los nas futuras novas aquisições que, certamente, farei. Fantástico! Quanto à possibilidade de fazer downloads de vídeos no Youtube sem Jaibreak (coisa que não farei em meu aparelho), pensei que havia um app específico na própria Apple Store para fazê-lo e assistir posteriormente offline, mas sem problemas. Vc sabe qual a melhor case para o iPhone 6, teria alguma boa indicação? Queria a melhor, mesmo sendo importada. Obrigado mais uma vez, abraço!

        • Dinha

          Olá,
          Tem sim,um app específico na loja da Apple para assistir posteriormente offline, eu uso dois excelentes app o FOXTUBE e o AMERIGO.
          Baixo tudo o que eu quero do YouTube e vejo na chácara no meio do mato 🙂