[Iniciantes] Aplicativos gratuitos essenciais para o seu novo iPhone

2
42024

Cenário: você acabou de ganhar (ou se deu de presente) um iPhone novinho, está maravilhado com o aparelho, mas e aí? Como extrair todo o potencial dele? Se você for um verdadeiro usuário de smartphone, efetuar ligações será a última coisa que você vai fazer com o iPhone.

Para explorar todo o potencial, você precisa dos apps certos. Mas para quem não tem muita experiência, é muito fácil se perder na App Store. Claro que o primeiro passo é entrar na loja de aplicativos e começar a fuçar por lá, procurando algo que te interesse. Mas, para poupar seu tempo e esforço, fizemos uma coletânea com os apps mais importantes para você efetuar as tarefas do dia a dia.

Essa lista é baseada nos meus hábitos de uso, mas claro que com coerência, e também pesquisando na internet sobre os melhores apps. Se você tiver sugestões, não deixe de comentar lá embaixo.

Internet

safari_vs_chrome

O Chrome é um dos melhores navegadores, tanto para o PC quanto para celular e tablet, principalmente por conta do desempenho e da sincronização na nuvem dos dados de navegação – histórico, senhas e favoritos.

Só existe um caso em que você não deve usar o Chrome no seu iOS: se você tiver um Mac, que aí vale mais à pena utilizar o Safari nos dois sistemas.

Eu comecei a usar o Chrome no meu MacBook, porque já estava acostumado a usá-lo no Windows e no Android, mas acabei me rendendo ao Safari no MacOS. O problema do Chrome, pelo menos comigo, é que ele consome muito mais energia que o Safari (no Mac!!), e o Safari se integra melhor ao Mac OS, além de ter vários recursos como gestos no trackpad, rolagem mais suave e é mais rápido e leve que o Chrome.

Mas se você usa Windows (a grande maioria usa o sistema da Microsoft), ou se não pode viver sem as extensões do Chrome para desktop, então ele é para você.

Google Chrome
Developer: Google, Inc.
Price: Free

Já o Gmail, bom, o serviço do email do Google dominou o correio eletrônico, então a chance de você ter a conta do Gmail como seu email principal é bem grande. O app para iOS foi atualizado há um tempo atrás, e trouxe vários recursos novos, igualando as funcionalidades com o app para Android, e ficou muito bom.

gmail_iphone_hero-fixed

O recurso que acho mais importante são os emails categorizados, que o Gmail separa mensagens de redes sociais, promoções, atualizações e emails de fóruns das mensagens principais, então você não perde o foco no que realmente é importante.

Como o cliente de email padrão do iOS é bem fraco em recursos, se você tem Gmail, realmente vale à pena usar o app do Google.

Tem também o Inbox, da própria Google, que é outro aplicativo excelente e inovador, com ele você vai estar sempre com sua caixa de emails zerada!

Gmail: Email do Google
Developer: Google, Inc.
Price: Free
Inbox by Gmail
Developer: Google, Inc.
Price: Free

Produtividade

Hoje em dia a computação na nuvem é uma realidade já bem estabelecida, e a tendência é das pessoas usarem cada vez mais essa maravilha.

Como o iOS é limitado quanto a transferir arquivos (você não pode plugar ele no PC, abrir como se fosse um pen drive e copiar o que quiser pra dentro dele, como no Android), então deve-se usar a criatividade para contornar as limitações.

E nada melhor do que a santa nuvem para isso. Meu serviço preferido é o Google Drive, coisa pessoal mesmo.. Já uso o Gmail, tinha Android e uso todos os serviços do Google, então fica mais fácil. Mas tem também o Dropbox, OneDrive e outros serviços excelentes, então fica por conta da sua preferência.

google-drive-ipad

Fiz uma outra matéria explicando como transferir arquivos para o iOS utilizando o Google Drive, então para saber como utilizá-lo, e suas vantagens, dê uma olhada nela: Aprenda a transferir e abrir arquivos PDFs e do Word, Excel e PowerPoint no iOS.

Tanto o Dropbox quanto o Drive possuem aplicativos para Android, iOS, Mac e Windows, então utilizando ele você consegue transferir facilmente arquivos entre esses sistemas. No desktop é mais fácil ainda porque ambos os programas criam uma pasta, então basta você colar o que quiser transferir nessa pasta, que ela será sincronizada, e rapidamente os arquivos já poderão ser acessados no seu iPhone.

Google Drive - armazenamento
Developer: Google, Inc.
Price: Free+
Dropbox
Developer: Dropbox
Price: Free+

Sempre vai ter aquele momento que você precisa abrir uma planilha do Excel ou um arquivo do Word no iPhone. Quem tem o serviço da Microsoft (Office 365), pode usar o Office. Quem não tem, o Google tem uma excelente alternativa. No próprio Google Drive você já pode abrir os arquivos, inclusive PowerPoint, mas recentemente o Google lançou apps separados para o editor de texto e de planilhas, então vale a pena ter os três instalados (Docs, Sheets e Drive).

Documentos Google
Developer: Google, Inc.
Price: Free
Planilhas Google
Developer: Google, Inc.
Price: Free

E tem também o suite oficial da Microsoft, com o Word e Excel. São tão completos quanto as suas versões Desktop e tem várias funções gratuitas.

Microsoft Word
Price: Free+
Microsoft Excel
Price: Free+

Um outro aplicativo que eu gosto muito é o Documents 5. Ele junta de tudo um pouco, Google Drive, DropBox, Office e até FTP. É muito bom.

Documents da Readdle
Developer: Readdle Inc.
Price: Free

O Adobe Reader é indispensável também. O Drive tem um visualizador embutido de PDFs, mas é sempre bom ter o app oficial da Adobe – também para o caso de você não utilizar o Google Drive.

Adobe Acrobat Reader
Developer: Adobe
Price: Free+

Evernote

Esse aplicativo de produtividade merece um capítulo a parte. Evernote é um dos mais poderosos aplicativos do mundo. Sua função basicamente é que você anote tudo, e nunca mais perca nada. E quando quiser buscar, vai achar tudo em segundos. Temos artigos especiais desse aplicativo, link 1, link 2.

Evernote
Developer: Evernote
Price: Free+

Mapas, Viagens e Transportes

Sem sombra de dúvidas, mesmo que a Apple tente, o Google Maps é o melhor aplicativo para mapas, e o Waze é o melhor para o trânsito – e os dois compartilham informações, porque o Waze também é do Google.

Google Maps: GPS e Transporte
Waze – GPS e Trânsito ao vivo

Se você viaja bastante, esses três apps lhe serão muito úteis também. Os nomes são bem sugestivos. Com o Hotels.com você pode reservar hotel direto do seu iPhone, o que é bem prático e economiza bastante tempo, além de sempre ter promoção rolando.

Hoteis.com - Reservas de hotel

 

Redes Sociais

Não preciso tecer comentários sobre os apps de redes sociais, então são só para constar aqui.

Facebook
Developer: Facebook, Inc.
Price: Free
Twitter
Developer: Twitter, Inc.
Price: Free
WhatsApp Messenger
Developer: WhatsApp Inc.
Price: Free
Telegram Messenger
Developer: Telegram LLC
Price: Free
Instagram
Developer: Instagram, Inc.
Price: Free
LinkedIn
Price: Free+

Mas aqui vale a pena falar algo.

Telegram é o “substituto oficial” do WhatsApp. Quando o WhatsApp cai ou é bloqueado, todo mundo usa o Telegram. Mas no meu caso, o Telegram é o aplicativo oficial, é o que eu mais gosto de usar.

O Viber é um serviço similar ao Skype, que oferece chamadas de voz, e muita gente tem usado o app ultimamente. O Hangouts é o serviço do Google, que tem bastantes recursos, além de poder ser usado pela web, e muita gente usa no ambiente profissional.

No Android ele tem mais significância, porque passou a ser o cliente padrão de SMS do sistema do Google, e no iOS ele tem um papel secundário, mas mesmo assim vale a pena ter.

Viber Messenger
Price: Free+
Skype para iPhone
Hangouts
Developer: Google, Inc.
Price: Free

Leitura

Com o fim do Google Reader, o Feedly tornou-se o melhor aplicativo para ler feeds RSS pela internet. Você acompanha seus sites de notícias e blogs favoritos através do app, que apresenta as informações de uma maneira limpa e direta.

Junto com o Flipboard, são dois excelentes apps que te deixam antenado sobre o que está acontecendo no mundo. O problema do Flipboard é que ele é mais focado em conteúdo em inglês, então é bom ter os dois.

Feedly - Get Smarter
Developer: DevHD
Price: Free
Flipboard: Notícias Para Você

O Pocket é um excelente serviço para você salvar links, imagens e vídeos. Ele salva páginas inteiras para que você leia depois, e é uma maneira simples de transferir links entre dispositivos: se você está no PC e precisa mandar um link pelo Whatsapp no iPhone, por exemplo, basta colocar no Pocket pela web e depois abrir no seu smartphone.

Pocket
Price: Free+

Multimídia

Aqui no Brasil a maioria das pessoas ainda tem música armazenada no celular, mas lá nos EUA por exemplo, a nova tendência é streaming de música – rádios online, que te fornecem músicas de acordo com seu gosto musical. São serviços como o Pandora, Rdio, Spotify, Beats e outros. O Spotify chegou agora no Brasil, então vale a pena dar uma conferida.

Meu preferido é o TuneIn, que é um serviço que te dá acesso a mais de 700 mil rádios ao redor do mundo. Tem rádio de praticamente todos os países, então é música pra caramba. Eu costumo ouvir umas rádios francesas que tocam músicas muito boas (Virage Radio e Alouette, pra quem quiser ;).

TuneIn Radio
Developer: TuneIn
Price: Free+
Deezer/TIM Music: tocar música
Developer: DEEZER SA
Price: Free+
Spotify Music
Developer: Spotify Ltd.
Price: Free+
YouTube
Developer: Google, Inc.
Price: Free+

Sabe quando está tocando aquela música que você não consegue lembrar o nome? Ou que você achou legal e quer conhecer o artista? Então, o Shazam e o SoundHound são dois apps de identificação de música ambiente. Basta ativar o app (qualquer um dos dois) que ele descobre qual a música, o artista e várias outras informações. Os dois são concorrentes, e os recursos são bem similares, então vai do seu gosto.

Shazam
Price: Free+
SoundHound
Developer: SoundHound, Inc.
Price: Free+

Fotografia

A câmera do iPhone é muito boa, mas é bom poder editar e adicionar efeitos nas fotos. Então selecionei esses apps para tal. Na App Store existe uma infinidade de excelentes aplicativos de fotografia, algo que anda bem na moda agora, então se não gostar desses, dá uma explorada por lá.. Se eu fosse colocar tudo aqui, ia demorar uma semana. Esses são os que eu uso:

Momentage
Developer: Momentage, LLC
Price: Free
Frontback - Fotos Sociais

Finanças

Aí o bicho pega. Dinheiro vai embora que nem água, e para a maioria das pessoas, é difícil ter um controle rígido do que se gasta. Mas seu iPhone pode te ajudar com isso – depende também da sua disciplina.

O Organizze é um app nacional, que possui um serviço muito bom. Além do iOS, ele tem uma interface web e também tem app para Android, e tudo é sincronizado na nuvem, então você pode usá-lo de vários dispositivos.

Organizze

Organizze Finanças
Developer: Organizze
Price: Free+

A maioria dos bancos também tem aplicativos para seus clientes. O meu é o Banco do Brasil, então só vou ao caixa eletrônico para realizar saques. O resto é tudo pelo celular.

Banco do Brasil

Banco do Brasil
Developer: Banco do Brasil
Price: Free

Bradesco

Bradesco
Price: Free

Santander

Santander Brasil

Caixa

CAIXA
Price: Free

HSBC

The app was not found in the store. 🙁 #wpappbox

Links: → Visit Store → Search Google

Idiomas

O iPhone pode te ajudar a aprender outro idioma! O Duolingo é um app premiado para aprender novos idiomas, e o melhor, é de graça. E tem também o Google Tradutor, que é um dos melhores tradutores que existem. Sua interface é simples, mas ele funciona muito bem.

Duolingo
Google Tradutor

Duolingo
Developer: Duolingo
Price: Free+
Google Tradutor
Developer: Google, Inc.
Price: Free

Essa é uma lista que fiz baseada nos meus hábitos de uso, e imagino que cubra a maioria dos usuários convencionais. Se você tiver alguma outra sugestão, não deixe de comentar 😉

  • Cristiane Coutinho

    Gostei muito da lista. Já tinha quase todos. Agora, eu estou a procura de um app que leia a tela do IPhone. Será que exite? Tipo, se eu estiver lendo um livro no ISSU (um app maravilhoso, pra quem gosta de leitura), eu gostaria de saber se algum app poderia ler a tela, enquanto dirijo, por exemplo.

    • alexadre

      o novo ios faz isso. A configuração é em acessibilidade > fala.