Em 2021 a Apple adquiriu a Primephonic, que era um serviço de streaming dedicado a música clássica. Com isso, a Maçã prometeu um novo aplicativo vinculado ao seu próprio serviço de streaming mas totalmente focado na curadoria de músicas clássicas: o Apple Music Classical.
Introducing Apple Music Classical, the new app designed specifically for classical music. Pre-order today on the @AppStore. https://t.co/lwnF4Dx4ua pic.twitter.com/F8uMKMVm2i
— Apple Music Classical (@AppleClassical) March 9, 2023
O Apple Music Classical é integrado ao Apple Music ‘comum’ mas será um aplicativo independente. Assim, não corre o risco de ser interrompido(a) por outros estilos musicais aleatoriamente. Por ser mais nichado aos ouvintes de músicas clássicas, o objetivo da Maçã com esse aplicativo é fornecer acesso a uma base de mais de 5 milhões de faixas desse gênero, com áudio de alta qualidade, playlists selecionadas, álbuns exclusivos e outras informações aprofundadas de compositores, como suas biografias e importantes obras.
Além disso, a intenção da Apple com o aplicativo dedicado é oferecer mais um diferencial em seus serviços, disponibilizando uma interface simples para o usuário navegar numa ampla variedade de obras clássicas, que inclui sinfonias, óperas, sonatas e muito mais; pesquisar gravações por compositores, maestros e até números de catálogo. As músicas podem ser reproduzidas em alta qualidade de até 192 kHz/24-bit Hi-Res Lossless, e algumas disponíveis com o imersivo Áudio Espacial da Apple.
Os usuários poderão ter uma experiência mais avançada ao explorar as gravações para ler notas editoriais sobre os compositores e descrições de suas principais obras. Também haverá retratos digitais em alta resolução de compositores mais famosos. Por exemplo, no lançamento, estarão disponíveis retratos de Frédéric Chopin, Ludwig van Beethoven e Johann Sebastian Bach. Com o tempo, claro, mais informações e conteúdos serão adicionados.
Terá algum custo extra?
Felizmente, não! Bom, não para quem já assina o Apple Music ou um plano como o Apple One. Ainda não houve comunicação por parte da empresa sobre uma disponibilização independente, para uma assinatura individual apenas do Classical, por exemplo.
Quando ficará disponível?
De acordo com a Maçã, o Apple Music Classical será liberado para download no dia 28 de março, compatível com iPhones que estejam rodando o iOS 15.4 ou posterior. Contudo, já é possível pré-adquirir o aplicativo na App Store:
Curiosamente, só estará disponível para iPhones e não para iPads, pelo menos por enquanto. A Apple prometeu que “em breve” também lançará uma versão para Android, bem como existe do Apple Music comum.
Acreditamos que será liberado junto com a versão final do iOS 16.4, visto que a sua versão beta RC (Release Candidate) foi lançada nos últimos dias.
E você, utilizará o Apple Music Classical? Curte músicas clássicas? Conta para nós aí embaixo nos comentários!
Gostou? Compartilhe com seus amigos(as) e fique ligado(a) aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais! 😃