Saiba tudo o que a Apple anunciou esta semana

1
2803

Na última segunda (08), aconteceu o tradicional evento anual de desenvolvedores da Apple chamado World Wide Develop Conference (WWDC 2015). Como de costume, a Maçã anunciou diversas novidades que afetam diretamente nós, os usuários dos produtos da empresa.

Como foi muita coisa, colocamos em uma lista rápida um resumo do que está por vir nos próximos meses, incluindo o iOS 9 com novidades bem interessantes!

1 – iOS 9

Um dos principais anúncios e também o mais importante para nós, a próxima versão do iOS foca em melhorias no desempenho e usabilidade, mas sem radicalmente no visual.

iOS 9

Uma novidade legal é a Siri, a assistente digital do iOS, que está cada vez mais inteligente. Até agora ela consegue até fazer bastante coisa, mas tudo depende de uma ação sua – você tem que abrir o app e solicitar uma informação ou pedi-la para te lembrar de algo.

Se você já usou Android, sabe que o Google Now faz muito mais e tem uma atitude “pro-ativa”, tomando a iniciativa de te lembrar de fazer algo, como sair para pegar um vôo ou te mostra atrações turísticas por perto quando você chega em um lugar.

No iOS 9 a Siri vai fazer muito mais por você pois será sensível ao contexto – por exemplo o aplicativo que você estiver utilizando quando invoca-la. Um exemplo interessante é de que ao receber uma ligação de um número desconhecido, a assistente pode vasculhar seus emails para encontrar algum contato que tenha este número.

Além disso, ela vai aprender quais aplicativos você utiliza com maior frequência em determinados horários para te fazer sugestões. Ao acordar, por exemplo, se você costuma abrir o Facebook para ver as atualizações ou o Spotify para ouvir uma música, ele vai te oferecer a opção de acessar esses apps rapidamente.

Multitarefas no iPad

Para os usuários de iPad, finalmente a empresa introduziu uma novidade bastante util e ja esperada por todas: a possibilidade de rodar dois aplicativos simultaneamente, lado a lado – o chamado multitasking ou multitarefas.

multitask ipad

Além disso, foram adicionados novos gestos de toque, como por exemplo utilizar dois dedos para mover o cursor de texto livremente enquanto digita alguma coisa.

Ainda nessa área do multitarefas, você poderá deslizar o dedo a partir do canto da tela para visualizar alguma informação em outro aplicativo enquanto utiliza o dispositivo no modo tela cheia. Um exemplo prático seria estar assistindo um vídeo e precisar ver um email ou a linha do tempo do Facebook – um novo modo vai te permitir continuar assistindo o video em uma janelinha menor, como na imagem.

Novo aplicativo de notícias

A Apple anunciou também um novo app chamado News (bem sugestivo), que vem para competir com o Flipboard, o já famoso agregador de notícias.

Para nós aqui, por enquanto, ele não é interessante, então se quer um bom agregador de notícias, leia nosso review do Flipboard.

Tamanho reduzido

Se você teve problemas para atualizar o seu iPhone, principalmente no que diz ao espaço de armazenamento e teve que sair apagando aplicativos, fotos e videos, saiba que o iOS 9 vai ocupar bem menos espaço, utilizando apenas 1,3 GB, contra 4,48 GB do iOS 8.

Essas são as principais novidades do iOS 9 , mas claro que tem muito mais chegando por aí que merece um post separado.

Quando?

Você poderá instalar o iOS 9 normalmente no seu iDevice em setembro, quando o próximo iPhone for lançado.

2 – Mac OS X 10.11 El Capitan

Junto com o iOS 9 virá também o OS X 10.11, a próxima versão do sistema da Apple para computadores. No geral a Apple focou mais em melhorar a performance e algumas mudanças pequenas na usabilidade, como por exemplo o Spotlight, que vai coletar informações contextuais para facilitar a pesquisa.

EL-capitan-OS-X

O engine gráfico Metal, anunciado ano passado para iOS, também deu as caras no OS X e vai acelerar a abertura de programas em até 40% e a transição entre eles vai ser o dobro mais rápida.

3 – watchOS

apple watchos 2

watchOS é o sistema operacional para o Apple Watch, que ainda não chegou por aqui. O watchOS 2 traz novas máscaras de relógio (watch faces) e novas possibilidades para os desenvolvedores. Também será possível assistir videos, responder emails e realizar chamadas do FaceTime pelo Watch, além de informações dos Mapas da Apple.

4 – Apple Music

Também falaremos mais sobre ele, já que foi um anúncio bem importante e pode significar tempos difíceis para o Spotify e outros serviços similares.

Music

O Apple Music é um novo serviço de streaming de música que chega para bater de frente com o já mencionado Spotify, líder do mercado mundial. Com ele você poderá ouvir músicas ilimitadas sem que elas precisem estar no seu dispositivo, economizando espaço. Ele te dará acesso a milhões de músicas dos mais variados artistas com um custo mensal de US9,99.

apple music

O Music será lançado no dia 30 de junho em mais de 100 países, mas ainda não sabemos se o Brasil estará na lista. Se o preço for simplesmente convertido para reais, creio que o valor será bem salgado – beirando ou passando os R$30 – o Spotify custa R$15 e tem opção gratuita. Vamos ver como isso vai se espalhar por aqui.

Essas foram as novidades anunciadas pela Apple. Agora todos os holofotes se viram para o próximo iPhone, que deve ser lançado em setembro.

  • ju

    ainda não saiu a data para o lançamento do novo iPhone?